segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Biografia dos Filosofos


iluministas
charle de Montesquieu foi um importante filosofo pulpíticos e escrito francês que nasceu em 18 de janeiro 1689 na cidade de bordeaux [francês] e considerado um dos grandes filosofo do iluminismo.
Montesquieu nasceu numa família nobre francesa. estudou numa escola religiosa de arrataria após concluir a educação básica foi estuda na universidade de bordeaux,tomadas tornado-se conselheiro da cidade nesta fase viveu sobre proteção de seu tio o barão de Montesquieu com a morte do tio Montesquieu assume o título de barão a fortuna e o cargo de presidente do parlamento de bordeaux em 1715 Montesquieu casou-se com jane latingue.

BIOGRAFIA DOS FILOSOFOS Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. Estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturais na Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da Inglaterra. Foi também professor desta Universidade, onde lecionou grego, filosofia e retórica. S FILOSOFOS.

BOIOGRAFIA DO FILOSOFO
VOLTAIRE


  Voltaire (1694-1778) foi um dos maiores pensadores de seu tempo. Seu estilo, inconfundível, está presente em todos os seus romances, peças teatrais, trabalhos sobre filosofia e ciências. O traço mais marcante de seus textos é a agressividade inteligente, manifesta através de críticas ácidas e de uma ironia grave, geralmente beirando o sarcasmo.
     Voltaire, com humor, castigou reis, nobres, ministros, religiões, teorias científicas e filosóficas. Nesse aspecto “Dicionário filosófico” é, talvez, o trabalho mais significativo. Não perdoou autoridades, costumes, crenças ou teorias; é difícil lembrar alguma que não tenha sido alvo de sua verve.
     Suas críticas procuram demonstrar as contradições embutidas nas concepções que ataca. Às vezes o faz de forma leve e sutil, como neste argumento, em que ridiculariza a certeza humana:
BIOGRAFIA DOS FILOSOFOS
ROSSEAU

-Jacques Rousseau (genebra, 28 de junho de 1712— ermenonville, 2 de julho de 1778) foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata suiço. Uma das figuras marcantes do iluminismo françês, Rousseau é também um precursor do romantismo.
Ao defender que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem, Rousseau inspirou todos os movJeanimentos que visavam uma busca pela liberdade. Incluem-se aí as revoluçoês liberais, o marxismo, o anarquismo etc.
Sua influência se faz sentir em nomes da literatura como tolstoi e thoreau, influencia também movimentos de ecologia profunda
, já que era adepto da proximidade com a natureza e afirmavap que os problemas do homem decorriam dos males que a sociedade havia criado e não existiam no estado selvagem. Foi um dos grandes pensadores nos quais a Revolução Francesa se baseou, apesar de esta se apropriar erroneamente de muitas de suas ideias. 
retirado do site: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolução_Francesa



Nenhum comentário:

Postar um comentário